A Alemanha é berço de alguns dos melhores e mais longevos vinhos brancos do mundo produzidos com a aristocrática uva Riesling. Existe uma grande variedade de estilos incluindo os populares vinhos secos, vinhos bem doces e os ótimos meio doces, excelente companhia para muitos pratos da nova cozinha asiática. Apesar dos vinhos alemães serem injustamente subestimados por muitos enófilos e ainda sofrerem com a imagem do péssimo Liebfraumich, que nada tem a ver com os melhores vinhos produzidos no país, a Alemanha é palco de destaque da Riesling. A casta é utilizada na elaboração de vinhos muito reputados, reconhecidos por serem fantásticos, extremamente elegantes, complexos e longevos, assumindo um caráter único no país europeu, expressando plenamente o excelente terroir alemão. O fato de a Alemanha ser o berço de alguns dos melhores exemplares de vinhos brancos tem muito a ver com sua posição geográfica, clima e solo. Os vinhedos da região concentram-se, em sua grande maioria, no norte do país, graças à latitude que pode variar entre 49 e 51 graus, permitindo o melhor amadurecimento das castas utilizadas para a elaboração desse tipo de vinho. Com a maioria dos vinhedos plantados em áreas próximas das margens dos rios Mosela e Reno, ou algum de seus afluentes, as plantações de uvas são beneficiadas pela localização, uma vez que a água age como moderadora do clima local. Da mesma forma, a composição do solo é um dos principais responsáveis pela qualidade e amadurecimento das uvas dos vinhos alemães. Composto de ardósia e basalto, o aspecto rochoso do solo auxilia na retenção de calor, contribuindo para que as uvas da Alemanha sejam conhecidas por possuir baixa quantidade de açúcar e rica acidez. O país apresenta em toda a sua extensão 13 regiões vinícolas, sendo elas: Ahr, Baden, Franken, Hessische Bergstrasse, Mittelrhein, Mosel-Saar-Ruwer, Nahe, Pfalz, Rheingau, Rheinhessen, Saale-Unstrut, Sachsen e Württenberg. Diferentemente das outras regiões, a área vinícola de Ahr é a única especializada em vinhos tintos, de maneira que 88% de toda a sua produção é destinada a rótulos de coloração avermelhada. Em contrapartida, a área Mosel-Saar-Ruwer, que conta com produção de 91% de vinhos brancos, tem como protagonista a elogiada casta Riesling.
Você está tentando acessar uma categoria, mas não existem produtos adicionados nela.
Ir às comprasA partir de um grupo de amigos que se reunia para apreciar vinhos com descontração, surge a Wine Day Group!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade