A uva Verdelho, originária de Portugal, foi a variedade mais plantada na região da Ilha da Madeira durante o século XIX. No entanto, apesar do amplo cultivo desta casta, que chegou a ocupar cerca de dois terços dos vinhedos da área, a uva Verdelho só foi reconhecida como uma casta nobre no início dos anos 1900. Fora das regiões portuguesas, é possível encontrar a casta Verdelho em áreas da Europa e em países do Novo Mundo, como na Austrália, Estados Unidos e África do Sul. Apresentando cachos pequenos e compactos, a uva Verdelho possui bagos miúdos e características como notável acidez, níveis consideráveis de açúcar natural e coloração verde amarelada. Os vinhos brancos elaborados a partir dessa variedade de uva tem bom corpo e boa estrutura, além de excelente sabor e equilíbrio. A Verdelho está entre as principais uvas que originam os renomados Vinhos Madeira, ao lado das cepas Tinta Negra, Boal, Malvasia e Sercial. Os exemplares denominados como Vinho Madeira são vinhos únicos, extremamente longevos e de altíssima qualidade. Esses vinhos são produzidos a partir de fermentação parcial do mostro das uvas utilizadas na composição da bebida e recebem aguardente vínica, conhecida em Portugal como bagaceira, para que o vinho se torne fortificado. Dessa maneira, os vinhos produzidos na Ilha da Madeira tem cerca de 19 graus Gl de teor alcoólico. Os vinhos produzidos a partir da casta Verdelho tem estilo bastante similar aos Vinhos do Porto, que também são fortificados pela adição de aguardente vínica e dispõe de ampla variedade de aromas e sabores. Além disso, outro tipo de vinho muito parecido em composição e elegancia aos elaborados com a Verdelho é o Jerez espanhol. Herbáceos e fortificados, os vinhos secos originados a partir da uva Verdelho são exemplares com feixes de acidez e possuem aromas, geralmente, associados a damascos, pimentas brancas, peras, frutas tropicais e cítricas. Ideais para sobremesas ou para o fim de refeições, os vinhos madeira são versáteis, podendo acompanhar com maestria pratos de carnes vermelhas tão bem quanto podem ser coquetéis e aperitivos, na sua versão seco. Para que um vinho seja chamado de Vinho Madeira ele precisa se adequar a rigorosos critérios definidos pelo Instituto do Vinho do Bordado e do Artesanato de Madeira, IVBAM, além de receber o selo de indicação de procedência, de maneira que sua qualidade seja assegurada.
Você está tentando acessar uma categoria, mas não existem produtos adicionados nela.
Ir às comprasA partir de um grupo de amigos que se reunia para apreciar vinhos com descontração, surge a Wine Day Group!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade